• Estimulante;
• Acolhedor;
• Um ecossistema diversificado sereno e agradável;
• Sociável.
• A Escola como uma oficina de pesquisa;
• Um lugar de composição e alquimia que constrói uma realidade viva;
• Cheia de dúvidas e poucas certezas.
• Gera uma espécie de pele psíquica, texto, imagens, objetos e cores;
• Comunicação – interpretação e metáfora da potência das crianças.
• Osmose com o mundo lá fora;
• Relação da escola com a cultura da cidade;
• Osmose no sentido da escola estar inserida em um ambiente social e não em um mundo à parte.
• Cognição e criação;
• Construção do conhecimento manipulando, sentindo, criando e aprendendo;
• Formação de uma personalidade construtiva e ativa;
• Combinação equilibrada de diversos elementos;
• Pequenos efeitos em escalas diferentes;
• Disposição, cores, texturas e materiais escolhidos em uma paleta bela e intencional.
• Manipulável;
• Auto formação: auto aprendizagem;
• Interação;
• Evolução.
• Zonas funcionais;
• Fluidez;
• O espaço relacional tem como característica marcante a qualidade das conexões e relações;
• Possibilidades de jogos específi cos relacionados no ambiente.
• A escola como um ambiente coletivo que possibilite espaços onde a cultura da escola possa estar vinculada diariamente;
• Não há hierarquia de espaços;
• O espaço é comunitário em essência tudo é de todos, todos são bem vindos e convidados a relação.